Entre em Contato
Acredito que todos que utilizam essas ferramentas em áreas nas quais têm domínio, eventualmente, criticam-nas por erros simples ou por entregas aquém do esperado. Muitas vezes, você solicita algo complexo e recebe uma resposta básica, com alguns conceitos mais avançados misturados. Quando falo de programação e desenvolvimento, isso se torna ainda mais evidente. A questão é: qual é, de fato, a capacidade de uma LLM de produzir algo complexo, completo e funcional?
É claro que o acesso aos melhores modelos é altamente restrito, devido a limitações de recursos, seja em termos de tempo ou hardware. Além disso, há a grande limitação do tamanho do prompt. Muitas pessoas pedem aos LLMs tarefas tão complexas que exigiriam dezenas de páginas de especificações para que o resultado fosse adequado às expectativas e restrições. Agora, imagine se a OpenAI nos concedesse um acesso premium, ilimitado, sem camadas de segurança, com prompts ilimitados, carga total do modelo, além de acesso ao reinforcement learning e, quem sabe, até mesmo um modelo MoE (Mixture of Experts).
As empresas, e especialmente o governo brasileiro, precisam estar atentas às limitações causadas pelo acesso restrito a modelos proprietários. Isso resulta em um atraso no desenvolvimento, desconhecimento das capacidades reais dessas tecnologias e nos coloca em risco, até mesmo sob o ponto de vista soberano. A sociedade civil, de maneira geral, precisa compreender as verdadeiras capacidades atuais e futuras desses modelos, para se preparar para suas implicações em nosso cotidiano, na economia e no estilo de vida, buscando minimizar os riscos que podem surgir.
Mas, então, o que você pensa sobre os limites das capacidades dessas IAs? O que você já sabe ou já viu em relação aos extremos dessas tecnologias?